Esta é uma resenha crítica do livro de Teologias
Contemporâneas escrito por Ed. L. Miller, um professor de filosofia e estudos religiosos na
Universidade do Colorado, e autor de vários outros livros e também por J. Grenz STANLEY, outro grande estudioso da
religião e docente.
Este livro em questão, Teologias contemporâneas tem 271 páginas e foi traduzido
para a língua portuguesa por Antivan G. Mendes. Tendo 13 capítulos, onde vários
assuntos são abordados como: De volta ao essencial, Realismo Cristão, Jesus
Cristo e a Mitologia, Deus alem de Deus, Cristianismo arreligioso, A morte de
Deus, Teologia do Processo, Esperança em meio ao sofrimento, Razão e Esperança,
Práxis Libertadora, Teologia da Experiência Feminina, Teologia Global e Teologia
em uma era pós-liberal.
O
capítulo de numero um apresenta como surgiu à teologia liberal e seus
idealizadores bem como suas influências no início do século passado. Apresenta também
pontos da doutrina cristã influenciados pelo liberalismo. O capítulo de numero
dois que tem por titulo o Realismo Cristão vai trabalhar questões doutrinarias
reinterpretada pela neo-ortodoxia e questões práticas do cristianismo atual
como pecado, amor e justiça. No capítulo de numero três é trabalhado o tema
Jesus Cristo e a Mitologia onde temos as idéias Bultmann como eixo da discussão
que envolve uma minúcia em estudar o novo testamento pelo viés da desmitologização.
Já no capítulo quatro temos uma citação instigante Deus alem de Deus, que Paul
Tillich conduz esta discussão por caminhos intrínsecos para tal conclusão. No
capitulo de numero cinco temos um tema inovador para teologia moderna que a
teoria de Dietrich Bonhoeffer. No sexto capítulo temos A morte de Deus, um tema
que chama atenção, mas que na verdade é uma interpretação da teologia ortodoxa
para o cidadão pós-moderno no olhar de William Hamilton e Thomas Altiezer. John
COBB no capítulo sete faz uma insaciável busca pelo processo de reconstrução da fé e moral e por
isso tem o título de Teologia do processo. No oitavo capítulo Moltmann faz um
resgate a Esperança em meio ao sofrimento. Wolfhart no nono capítulo faz uma
discussão entre Razão X Esperança e fala da busca de uma fé racional, esperança
racional e racionalismo esperançoso, teologia como estudo de Deus e
centralidade do espírito. Já Gustavo Gutiérrez discursa por uma Práxis Libertadora
no capítulo dez, onde aborda maneiras para se sentir liberto, regenerado,
livre, relata sua interpretação sobre uma teologia do pobre, influências
marxistas e salvação como libertação. Rosemary Radford Ruether foi uma das
precursoras do movimento da Teologia da Experiência Feminina (capítulo 11) e
ela menciona fatos de sua trajetória no movimento, de um passado patriarcal machista,
reconstruindo e recuperando a visão da imagem feminina e uma teologia específica
para mulheres. John Rick é que vai nos conduzir pelo décimo segundo capítulo
com a Teologia Global numa perspectiva pluralista e resistente. E por fim
George Lindbeck no capítulo treze faz uma alusão do que seria o pós-liberalismo
com suas conseqüências e responsabilidades. Temos ainda neste livro um apêndice
escrito por Jonas Madureira que vai trabalhar muito bem um debate entre
fundamentalismo e liberalismo e por pistas para uma teologia racionalista.
Todos os temas deste livro tiveram
diferentes autores, interpretados pelos escritores MILLER e Grenz, que fizeram desta obra um compêndio teológico consistente
sobre as tendências teológicas na atualidade. Temos pelos autores algumas afirmações
um pouco tendenciosas no que se refere ao fator doutrinário. Porem os vários ramos
da teologia abordados como objeto de estudo são de suma importância para
estudantes e pesquisadores.